sábado, 9 de julho de 2011

Projeto SURDOS DO SENEGAL - para que muitos ouçam de Cristo!



O Senegal tem mais de 12 milhões de habitantes e cerca de 20 línguas e dialetos. No país há um grande número de pessoas com deficiência auditiva. Elas têm pouco acesso à escola, especialmente os que moram nas aldeias longe da capital, Dacar. Os pais dos surdos, são superticiosos. Eles creem que seus filhos são amaldiçoados e, por isso, os escondfem da sociedade.

O casal missionário Walter e Alzira Freire desenvolve um projeto que visa atender às necessidades básicas desse grupo que muito sofre com a segregação e a falta de oportunidade. A Igreja Batista de Dacar, base do projeto missionário, foi a primeira, no país, a realizar o ministério com bolsa escolar e outros atendimentos.

Metas do projeto
#  Formação de multiplicadores
Um grupo de no mínimo 10 pessoas (nacionais) que seja aptas para se comunicarem por meio da linguagem de sinais. Eles serão os mobilizadores para que outras igrejas também formem equipes de trabalho para alcançar os surdos com a mensagem do Evangelho.

# Adoção de alunos
Através de doações de irmãos brasileiros algumas crianças podem ser adotadas pelos próprios missionários que atuam no Senegal. A adoção de uma criança surda é feita visando a alfabetização e a introdução dela na sociedade. É também um instrumento para que ela seja evangelizada e discipulada, pois será a maneira de os missionários manterem contato constante com as crianças e suas famílias.

Objetivo do projeto
# O projeto tem como objetivo mobilizar e treinar líderes de igrejas para o ministério entre os surdos e seus familiares e, assim, alcançá-los com a mensagem do Evangelho.

Necessidade do Projeto
# Construção de um Centro de Apoio ao Surdo
Um espaço para profissionalização, com aulas de informática, marcenaria, preparo de professores, além de atendimento de fonoaudiologia. O objetivo é preparar os surdos para o mercado de trabalho e promover sua inclusão social.

# Material didático para formação das equipes de multiplicadores

# Aquisição de uma casa e ajuda a um casal cristão que cuidará dos alunos

# Aquisição de um espaço para a montagem das oficinas para os cursos profissionalizantes

Os missionários Walter e Alzira Freire estão há sete anos no Senegal, trabalhando na implantação de igrejas, além de pastorear e coordenar turmas do Projeto Radical - Voluntários Sem Fronteiras que chegam ao país para adaptação à cultura africana. Compartilhar o amor de Deus através da ação social, num país com tantas carências, tem aberto as portas à pregação do Evangelho.

Como ajudar
Os missionários precisam de sua intercessão. Necessitam também de apoio financeiro para colocar o maior número possível de crianças surdas nas escolas locais.

Você pode participar deste projeto individualmente ou em grupo (classe da EBD, pequeno grupo, família, célula, etc) contribuindo com ofertas mensais ou dando uma oferta nesta ocasião.

Entre em contato com a Central de Atendimento da JMM
2122-1910 (de cidade com DDD 21) ou
0800 709 1900 (das demais cidades) ou
através do e-mail: pam@jmm.org.br


Nenhum comentário: