domingo, 10 de abril de 2011

Projeto ESCOLA ESTRELA BRILHANTE (Senegal)


O Senegal, país situado na costa oeste da África, tem mais de 12 milhões de habitantes, sendo que 45% da população está na faixa etária até 18 anos. Dados de 2006 do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apontam que 70 mil crianças senegalesas estão fora da escola e outras 400 mil vivem em situação de vulnerabilidade social. Joal-Fadiouth é uma cidade do interior com mais de 40 mil habitantes, onde a pobreza é uma realidade. Muitas crianças - algumas órfãs - perambulam pelas ruas atrás de esmolas.

Em 2003, a missionária Ivonete Maria dos Reis (à direita, na foto ao lado) chegou a Joal-Fadiouth e logo teve um sonho: abrir uma escola que marcasse a presença cristã no local e que fosse ao encontro das necessidades daquela carente população. Seu ministério começou com trabalhos voluntários que a tornaram conhecida entre as autoridades. O prefeito, então, convidou a missionária da JMM para construir uma escola que fosse uma referência para a sociedade. Em junho de 2007 a Escola Estrela Brilhante começou a funcionar.

Educando para a vida
Os principais objetivos da escola são: educar, com qualidade, as crianças em idade pré-escolar, contribuindo para a diminuição dos índices de analfabetismo e pobreza do país; e desenvolver a formação cristã. Além das disciplinas, os alunos são atendidos de maneira integral: saúde, nutrição, desenvolvimentos ético e cívico e também o ensino da Palavra de Deus.

Crianças brilhando para fazer o Senegal brilhar
"Eu me orgulho de ter dado a vocês, brasileiros, o terreno onde construíram a escola. As crianças que estão em suas mãos são nossas e vocês lhes dão uma boa educação. Elas falam o francês e estão muito bem em relação às outras crianças da cidade. Todo mundo tem vontade de frequentar a sua escola, que é uma referência de boa educação e valores". (Paul N'Dong, prefeito de Joal-Fadiouth).

"O trabalho da escola é de alto nível. Os cadernos, a preparação das professoras, a supervisão, tudo é muito bom. Há muita inovação com relação às crianças, que sempre escovam os dentes na escola, cortam as unhas e lancham. Eu parabenizo os brasileiros pela boa administração e desejo que vocês passem muito tempo aqui ajudando essas crianças a serem os adultos de amanhã". (Mamadu Badi, Inspetor Regional de Ensino).

"Minha filha adora a escola! Todos os dias ela diz que brincou, aprendeu como atravessar a rua, o que a mamãe deve fazer para manter tudo limpinho... Ela está se tornando cada vez mais responsável, mais correta. Ela escova os dentes todos os dias, mesmo que eu esqueça, pois sabe que é necessário, e porque a tia Ivonete disse. Minha filha diz que quando crescer quer ser como ela. Eu sei que essa escola vai fazer as crianças brilharem e também fará brilhar o Senegal". (Ndeye Awa Thiana, mãe de uma aluna).

Como ajudar
Ajude o Projeto Escola Estrela Brilhante intercedendo ou com uma contribuição mensal ou enviando uma oferta específica
Entre em contato com a Central de Atendimento da JMM:
2122-1910 (de cidades com DDD 21) ou
0800 709 1900 (das demais cidades) ou
através do email: pam@jmm.org.br



Nenhum comentário: