domingo, 3 de abril de 2011

LAR BATISTA DAVID GOMES


Ao presenciar o abandono, o medo e a insegurança de crianças que perderam seus pais, no oeste baiano, proximidades de Barreiras, nascia no coração do servo de Deus, pastor Edval Tolentino Sodré, o desejo de criar um local onde essas e outras crianças pudessem ser ajudadas.  Em 05 de março de 1966 o sonho se concretizou, organizando-se assim, na cidade de Barreiras, o "Orfanato Batista", hoje denominado "Lar Batista David Gomes", sendo o pr. Edval Tolentino Sodré seu primeiro diretor.

Desde então tem abrigado crianças carentes, órfãs, abandonadas, vítimas de maus tratos e conflitos familiares,, encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Ministério Público.  A faixa etária atendida é entre 2 a 18 anos.  Funciona  em sistema de casas-lares, atendendo aos menores em suas necessidades básicas, conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Lar tem como missão a assistência integral a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de crianças da comunidade que participam dos projetos desenvolvidos. Várias crianças têm sido reinseridas aos seus lares de origem ou famílias substitutas.

O Lar é mantido integralmente pela Junta de Missões Nacionais e conta, para desenvolvimento de suas atividades com o apoio dos batistas brasileiros e parcerias em diversos segmentos: organizações públicas, instituições, organizações, hospitais, empresas, escolas, universidades, profissionais e voluntários. Atualmente o diretor do Lar é o missionário Eliel Pinho Gonçalves.

O lar está sendo totalmente modernizado e revitalizado em sua estrutura física e instalações internas, mobiliário, equipamentos, rede elétrica e hidráulica. Esse trabalho de revitalização vem sendo feito com o apoio de voluntários e parceiros de Barreiras e do Rio de Janeiro, Salvador e outros estados, ex-internos da instituição, além de universitários da Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Agronomia, e Faculdade Ulyana, que estão dedicando seu tempo, habilidades e profissão.

Celeiro de empreendedores - alegria e esperança de um futuro melhor - Os Pequenos Artesãos do Lar Batista David Gomes e do Lar Batista FF SOREN, concebidos dentro do Projeto Empreendedorismo, têm conquistado várias parcerias nas cidades de Barreiras, Itacajá, Palmas, Carolina, Rio de Janeiro, São Paulo, Campos, e em outras cidades do País. Para os pequenos empreendedores tem sido uma grande alegria saber que seus talentos estão sendo reconhecidos e que as novas habilidades desenvolvidas poderão propiciar-lhes um futuro melhor.

Esporte - vida, saúde e energia - Os projetos esportivos desenvolvidos nas instituições estão revelando grandes talentos. Alunos do curso de Jiu-Jitsu do Lar Batista David Gomes foram vencedores do Campeonato Estadual realizado em Salvador, recebendo uma medalha de ouro e duas de prata.

Jovem-Aprendiz - Os adolescentes dos lares participam do Programa Jovem Aprendiz que busca encaminhar adolescentes para o primeiro emprego nas Empresas Públicas, de Economia Mista e Instituições sem fins Lucrativos que estão submetidas à Lei de Aprendizagem Governo Federal.




Nenhum comentário: