sábado, 20 de novembro de 2010

FABAT - Faculdade Batista do Rio de Janeiro



A FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO (FABAT) é uma instituição de ensino superior mantida pelo SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL (STBSB), que, por sua vez, integra o sistema educacional da Convenção Batista Brasileira.


HISTÓRIA CENTENÁRIA

A história do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, instituição fundadora e mantenedora da Fabat, remonta ao final do século 19, quando o protestantismo fincou raízes definitivas no solo brasileiro.

Em 16 de agosto de 1891 chegou ao Rio de Janeiro o missionário norte-americano J.J. Taylor. Enquanto atuava como pastor interino na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, dirigia, também, um pequeno seminário na sua própria residência. Foi assim que vários dos primeiros pastores das Igrejas Batistas do Brasil receberam a sua formação teológica.

Em 1907, na cidade de Salvador, durante a primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, decidiu-se pela criação do Colégio Batista na cidade do Rio de Janeiro, tendo como Presidente (ou diretor) o missionário Dr. John W. Shepard. Seu alvo era a criação de uma universidade batista, que incluiria a formação teológica. Por isto, na estrutura inicial do Colégio existia um Departamento Teológico, que, já no ano seguinte (1908), receberia o nome de SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL. Em 1936, o Seminário tornou-se independente do Colégio Batista, numa sede própria com área total de cerca de 66.000 m2. Seu único curso era o de teologia. Em 1963, para atender às demandas das igrejas, foi criado o curso de Música Sacra.

Atualmente, o Seminário do Sul oferece, através da Fabat, o curso de Pedagogia, recenhecido pelo MEC em 2006, e os cursos de Graduação em Teologia e Licenciatura em Música, ambos autorizados e à espera do reconhecimento pelo MEC.



Rua José Higino, 416 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Caixa Postal 24060 - Cep.: 20510-412
Fone/Fax: (21) 2570-1833



Nenhum comentário: