domingo, 3 de outubro de 2010

Beleza Estética X Beleza Ética



Disse Deus: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora..." (Gênesis 2:18).
.
Esse nosso Deus pensa em tudo mesmo, não é? Veja lá o que Ele fez para o seu Adão: Uma linda mulher! E deveria ser linda mesmo. Aliás, tenho certeza de que foi a mulher mais linda que já viveu na terra. Sim, porque Eva foi criada sem pecado. Por isso, foi a mais linda entre as lindas mulheres que existem ou que já existiram. Penso que a beleza de Eva era ímpar, inigualável. Algo sem comparação.
.
Certa vez, um garotinho escreveu uma plaquinha e a colocou na porta do seu quarto. A frase era mais ou menos assim: "Sei que sou muito bonito porque foi Deus quem me fez, e ele não faz besteira". Acho que vou colocar essa frase na minha porta também! Mas observe que nela há uma grande verdade. Todos somos bonitos, diferentes uns dos outros, mas certamente bonitos.
.
Depois que Deus fez Adão, não sabemos por quanto tempo este ficou sozinho naquele jardim. Mas nesse tempo, Adão deve ter observado que os animais viviam em pares, menos ele. Foi quando Deus disse esta frase: "Não é bom que o homem esteja só...".
.
Posso imaginar os olhos de Adão depois que Deus lhe apresentou Eva. Aliás, Deus fez a mulher, mas quem lhe deu nome foi o sr. Adão. Ele escolheu para ela o nome Eva. Antes vivendo sozinho, agora, bem ali na frente dele, aquela linda mulher! Uau! O que Adão deve ter pensado quando viu Eva pela primeira vez? Dizem que existe amor à primeira vista. Creio que Adão experimentou isso.
.
Depois de Eva, nasceram muitas outras mulheres lindas. Ainda hoje, nos concursos de beleza ou nos desfiles de moda, por exemplo, observamos que existem mulheres lindas. De igual modo, há homens maravilhosos. Não sei se estou nessa categoria, mas feio eu sei que não sou. Lembra-se da frase do garotinho?
.
Mas continuando nosso papo, o que seria belo de fato? O que poderíamos classificar como lindo, belo ou maravilhoso numa pessoa? Depende, não é mesmo? Cada pessoa tem sua própria beleza. Sempre há algo em uma pessoa que a torna especial e diferente das demais. Em algumas, podem ser os olhos, em outras, o sorriso ou a cor dos cabelos ou a tonalidade da pele. Enfim, cada uma se destaca num aspecto. Em algumas, é a formação do conjunto que as torna belas.
.
Os homens têm em seus olhos o maior medidor de valorização da mulher. Alguns chegam a babar diante de uma mulher que, aos seus olhos, é bonita. As mulheres, por sua vez, valem-se primeiramente de sua capacidade auditiva para avaliar um homem. Em outras palavras, elas prestam mais atenção no que o homem fala e no modo como ele se expressa. É claro que elas também admiram a beleza física do homem. Mas um cara bonitão que só fala besteiras perde a vez assim que chega um que tenha um bom papo, ainda que não seja lá essas coisas em termos de beleza.
.
Os rapazes deveriam ser mais gentis, mais amáveis com as meninas. Essa coisa de cavalheirismos está desaparecendo entre a rapaziada. Aí, galera masculina, vamos valorizar a categoria aí! Vamos dar uma caprichada no visual, sim, mas sem deixar de escovar os dentes e lavar a boca, pra poder dizer palavras legais para as meninas. Conheço garoto que, quando abre a boca, misericóridia! Eu me pergunto como é que cabe tanta bobagem numa cabeça daquele tamanho.
.
Rapazes, ao falarem de uma menina, procurem sempre dizer algo que seja verdadeiro e justo. E cuidado com os apelidos que machucam e derrubam. E isto vale para vocês também, meninas. Na vida, ninguém está imune a apelidos, mas tudo aquilo que ofende, macula ou magoa deve ser evitado. Vocês já perceberam que a maioria dos apelidos têm um tom negativo ou de deboche? Faça uma lista dos apelidos que você conhece entre seus amigos (eles e elas). Penso que você irá se assustar com o número de apelidos pejorativos.
.
Nunca desmereça uma pessoa, dizendo ou fazendo algo que possa diminuir sua dignidade, seu caráter ou sua maneira de ser. Antes, procure sempre valorizar as características positivas que há em cada pessoa. Hoje você é adolescente e filho ou filha, mas um dia você será pai ou mãe. E eu tenho certeza de que, como pai ou mãe, você não vai gostar nem um pouco de que seu filho receba algum apelido negativo.
.
Antes de valorizar demais a beleza física de alguém, por que você não observa a beleza interior dessa pessoa? Se a beleza estética (a do corpo) é muito valorizada, por outro lado, não devemos nos esquecer da beleza ética (a da alma, a do coração) da pessoa. Há pessoas lindíssimas de caráter, de finíssima educação. Elas são gentis, amáveis, no entanto são deixadas de lado. Pelo fato de haver tanta agressividade à nossa volta, o que se observa hoje é a valorização da grosseria, da estupidez. Cuidado, gente boa, para não cultivar esses valores! Fiquem atentas, jovens! Não corram o risco de colocar dentro de cas um marido violento. Rejeitem atitudes grosseiras vindas de qualquer rapaz. E vocês, rapazes, em vez de valorizar a violência, procurem ser mais gentis, mais amáveis, mais cavalheiros. Façam isso e vocês mesmos verão o resultado.
.
É lamentável que, como forma de diversão, determinados grupos estejam filmando brigas e jogando o vídeo na internet. Alguns chegam a escolher suas vítimas. É triste ver como agem certas pessoas com Deus, sem princípios morais sólidos ou sem valores cristãos firmes. Queridos, mais uma vez lhes digo que esse estilo de vida não é para nós. Somos da paz, somos da luz, somos do bem, somos do amor, somos da edificação, e não da baderna, da anarquia, da destruição.
.
Procuremos valorizar o outro por suas características positivas. Sobre suas características negativas, devemos falar com ele a sós, para não expô-lo ao ridículo. Nada como uma palavra amiga, bem juntinho da pessoa, dita com carinho e consideração, com o objetivo de mostrar-lhe onde está seu erro. O resultado pode ser fantástico.
.
Vamos continuar valorizando o belo, é claro, mas não nos esqueçamos de exaltar os aspectos éticos do outro. É disto que a nossa sociedade tanto precisa: de pessoas honestas, idôneas, sinceras, íntegras. Essas são qualidades que todo cristão deve cultivar em sua vida. E, se somarmos à beleza estética a beleza ética, o resulta será lindo demais!
.
Para sua reflexão, finalizo com este texto da Palavra de Deus:
"...o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" I Samuel 16:7

Lindenberg Vasconcelos
Pastor - Psicólogo - Sexólogo
Sorocaba-SP

Fonte: Revista VOCÊ ADOLESCENTE - Ano 16 - Nº1

Nenhum comentário: