terça-feira, 12 de maio de 2009

PEM - Programa Esportivo Missionário

O que é?
Em março de 1997, uma equipe brasileira formada por jogadores profissionais seguiu para um país no sudeste da Ásia, atendendo ao convite das autoridades locais encantadas pelo sucesso do nosso futebol. Foram quatro jogos amistosos durante o curto período de dez dias. Entretanto, após seu retorno ao Brasil, logo os reflexos deste projeto divino evidenciaram-se na vida desses jogadores. Alguns deles foram imediatamente convidados a retornar àquele país, agora, porém, contratados para defender equipes locais. Esta era a porta que tantas agências missionárias há anos perseguiam: acomodar profissionais cristãos em países como este, tão resistente ao evangelho. Logo nos vimos diante de uma imensa oportunidade de vencer o jogo e impactar não só aquele como muitos outros países em todo o mundo ainda fechados para o evangelho, porém simpáticos e abertos para o futebol brasileiro. A Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira desde o início reconheceu este potencial e criou o Projeto Gol, que vem abrindo portas para a evangelização dos povos não somente da Ásia, mas de outras partes do mundo. Hoje vemos que a visão de utilizar o esporte na obra de missões tem sido uma grande jogada. O Projeto Gol cresceu e deu origem ao Programa Esportivo Missionário da JMM. Hoje o PEM está presente em países da Ásia, África, Europa e América Latina, coordenando o trabalho de diversos missionários que utilizam o esporte como uma de suas ferramentas missionárias.



Objetivos:
  • Mobilizar, selecionar e preparar novos obreiros para o uso do esporte como estratégia missionária;
  • Capacitar, técnica e ministerialmente, os atuais missionários da JMM no uso do esporte como mais um instrumento de trabalho no campo;
  • Criar, elaborar e disponibilizar aos missionários da JMM material didático e metodológico para utilização do esporte, sobretudo o futebol, como facilitador da identificação com a comunidade na qual estão inseridos, além de assessorá-los na utilização deste material;
  • Fomentar e capacitar o missionário da JMM a se tornar um intermediador e facilitador do processo de contratação de técnicos e atletas profissionais, nas questões relacionadas à comunicação (interpretação), adaptação cultural e pastoreio;
  • Promover entre os batistas brasileiros com histórico de prática esportiva, ou que ainda estejam envolvidos nesta atividade, um período no campo missionário através do Programa de Voluntários da JMM.
Como participar:
Você pode participar intercedendo pela vida dos obreiros do PEM, dos jogadores e treinadores cristãos que vivem nestes países.

Ofertando para o Programa Esportivo Missionário através do PAM, você participará do sustento de um dos obreiros que utilizam o esporte como ferramenta missionária.

Se você gosta de esportes e ama missões, pode consagrar sua vida e fazer parte deste time. Entre em contato com nosso setor de Recursos Humanos.

Você pode “doar” suas férias para missões. Através do esporte, você poderá servir durante seu próximo período de férias em qualquer um dos campos missionários da JMM onde se utiliza o esporte como ministério. Entre em contato para mais informações.

Nenhum comentário: