segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Missionários no Timor-Leste

Os missionários EVALDO TEIXEIRA e VANETE TEIXEIRA estão no sul da Ásia, no Timor-Leste desde 2006.

Biografia de Evaldo Teixeira
Evaldo Teixeira nasceu no dia 22 de agosto de 1962 na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Ele é filho de Edmo Teixeira e de Jacyra Guimarães Teixeira e nasceu em lar evangélico.
A conversão de Evaldo se deu graças ao discipulado de sua mãe que além de lhe ensinar histórias e versículos bíblicos todas as noites, antes de dormir, o levava à EBD e às EBFs na igreja que freqüentava. Apesar de toda bagagem cultural evangélica, existiam dentro de Evaldo duas dúvidas: uma era sobre a existência de Deus e a outra era sobre a morte. Ele tinha grande medo da morrer, não gostava nem de falar no assunto. E foi neste momento de crise existencial que sonhou com o dia de sua morte. Em seu sonho, visualizava seu velório com a presença de amigos, pais e parentes chorando por ele. Essa experiência marcou sua vida e ele se converteu numa madrugada.Evaldo foi batizado pelo Pr. Aminadab Verçosa Barros na Segunda Igreja Batista em Realengo, no Rio de Janeiro, em junho de 1971. A experiência da chamada missionária se deu de forma gradativa, mas tudo começou quando cantava num coral. Com o tempo, ele sentiu necessidade de aperfeiçoar-se, e começou a estudar Música. Seu objetivo era de se preparar para servir melhor na obra do Senhor.
Em 1991 Evaldo concluiu o curso de Música Sacra no STBSB; em janeiro de 1992 ele foi, como missionário temporário da JMN, para o Rio Grande do Norte trabalhar na Igreja Batista em Cidade Satélite. Depois de um período de seis meses, trabalhou com o Pr. Sérgio de Oliveira na Tenda da Esperança. Na época conheceu a missionária Vanete Rodrigues da Silva com quem se casou e tiveram dois filhos: Evaldo Teixeira Jr. e Jônatas Rodrigues Teixeira. Com o nascimento do primeiro filho foram trabalhar com plantação de Igreja.Após o último projeto da Tenda da Esperança, em Natal, RN, o casal permaneceu ali para dar continuidade aos trabalhos. Ali o casal deixou organizada uma igreja com aproximadamente 100 pessoas freqüentando os cultos dominicais. Naquela época eles entraram em contato com a JMM, pois desejavam trabalhar em um campo transcultural. Foram desligados do quadro de obreiros da JMN e, assim, foram para Curitiba trabalhar na revitalização da Igreja Batista do Bairro do Alto, onde estiveram durante três anos e seis meses.Evaldo trabalhou na Associação das Igrejas Batista da Grande Curitiba como Diretor de Música e participou da Ordem dos Pastores. Foram três anos e seis meses de inumeráveis bênçãos concedidas pelo Senhor da Seara. Depois, sentindo a direção de Deus, o casal reabriu o processo com a JMM e ingressou no CIEM (Centro Integrado de Educação e Missões) para se especializar e fazer o curso de Formação Missionária.
Em novembro de 2005, o casal Pr. Evaldo e Vanete foi aprovado como missionário da JMM. Em agosto de 2006 a família seguiu para o Timor Leste, onde desenvolverá o ministério de plantação de igrejas naquele país tão carente a assolado pela guerra.

Biografia de Vanete Rodrigues Da Silva Teixeira
Vanete Rodrigues da Silva nasceu no dia 10 de fevereiro de 1963 na cidade de Uniflor, PR. Ela é filha de José Clementino da Silva e de Antonia Rodrigues da Silva e tem sete irmãos.Os pais de Vanete eram católicos e se converteram quando ela tinha sete anos. Naquela época começou a freqüentar uma igreja batista num bairro de Curitiba. Ela se converteu somente aos 14 anos em um culto no lar, ouvindo um missionário dar testemunho de seu trabalho na África, que falou dos desafios e da necessidade de missionários para pregarem o Evangelho naquele continente. Vanete sentiu o Espírito Santo falar ao seu coração. Ela, que nunca havia tomado uma decisão, naquele dia não resistiu e se entregou a Jesus como seu Salvador, e também para servir na obra missionária.
Vanete foi batizada no dia 12 de dezembro de 1977 na Primeira Igreja Batista de Curitiba pelo Pr. Marcílio Gomes Teixeira, mas era membro de uma congregação no bairro Cidade Indústria. Ela começou a trabalhar na igreja muito cedo: aos 15 anos já era professora de crianças na EBD e aos 16 iniciou um trabalho missionário numa comunidade. Deus abençoou sobremaneira, houve muitos batismos e construíram o primeiro templo.Vanete, com a ajuda de uma missionária da JMN, passou quatro anos de muitas lutas mas também de muitas vitórias. Nesse período elas deixaram um templo construído e havia uma freqüência de mais de 100 pessoas. Deus falou ao seu coração que estava na hora de sair. Assim, depois de muita oração, Ela aceitou o convite do Pr. Antonio Martins para plantar uma igreja no bairro de Pitimbú, em Natal, RN. Ali, em 1991, iniciou o trabalho juntamente com a missionária Rosa Maria Teles. Naquela época, em 1995, conheceu o missionário Evaldo Teixeira com quem se casou e tiveram dois filhos: Evaldo Teixeira Jr. e Jônatas Rodrigues Teixeira. Com o nascimento do primeiro filho foram trabalhar com a Tenda da Esperança na plantação de igrejas em Natal, RN.Após o último projeto da Tenda da Esperança, o casal permaneceu no local para dar continuidade aos trabalhos implantados. Ali o casal deixou organizada uma igreja com aproximadamente 100 pessoas freqüentando os cultos dominicais. O casal foi desligado do quadro de obreiros da JMN e, assim, foipara Curitiba trabalhar na revitalização da Igreja Batista do Bairro do Alto, onde estiveram durante três anos e seis meses. Neste ínterim se inscreveram na JMM para servir em missões transculturais.
Em 1982 Vanete ingressou no Seminário Teológico Batista do Paraná, convicta da vontade de Deus para sua vida, pois Ele tinha confirmado sua chamada missionária de uma maneira maravilhosa. Ela trabalhou como líder da União Feminina do Estado do Paraná, foi presidente da MCA da capital e secretária da Associação das Igrejas da Grande Curitiba.
Depois, sentindo a direção de Deus, o casal reabriu o processo com a JMM e ingressou no CIEM (Centro Integrado de Educação e Missões) para se especializar e fazer o curso de Formação Missionária, que foi concluído em dezembro de 2005.
Em novembro de 2005, o casal Pr. Evaldo e Vanete foi aprovado como missionário da JMM. Em agosto de 2006 a família seguiu para o Timor Leste, onde desenvolverá o ministério de plantação de igrejas naquele país tão carente a assolado pela guerra.
.*.*.*.*.*.

Ore por esses missionários e seus filhos. Ore pelo povo que vive no Timor-Leste.
Caso sinta o desejo de adotar estes missionários acesse o site da JMM e participe do PAM, que é o Programa de Adoção Missionária.

2 comentários:

Assuere disse...

Eu estou fazendo um trabalho sobre um Timor Leste, e queria pedir a vocês que me falasse alguma coisa sobre a experiência de estpá aí fazendo Missões. Tenho o dezejo de umdia ir aí para visitar as igrejas ie ajudar na obra do Senhor. Meu e-mail: assueremelo@gmail.com ou erinho_p_melo@htmail.com estarei aguardando

Anônimo disse...

Gostaria de receber noticias de vocês ai no Timor Leste, e gostaria de saber sobre a possibilidades de até fazer uma visita a vocês nessa luta que é pregar o evangélio de Cristo nesse país.
Um Grande Abraço de Danilo e Tatiane.

danilos_faria@hotmail.com